Como é a fabricação da bobina laminada a frio?
O mercado de embalagens flexíveis oferece os mais diferentes tipos de produtos e serviços para atender a diversas demandas da indústria e do comércio. E um dos destaques desse ramo é a bobina laminada a frio, material produzido em uma temperatura abaixo de 100°C. Pode soar estranho que esse número indique frio, mas essa medição é nomeada assim porque é comparada com a bobina laminada a quente, cujas temperaturas para fabricação ultrapassam 900°C.
A bobina laminada a frio é obtida por meio da laminação de placas no LTF (laminador de tiras a frio), usando como matéria-prima a versão quente. E mesmo ambas fabricadas em altas temperaturas, possuem boas diferenças. É possível dizer que a bobina laminada a frio é uma variante mais refinada do modelo quente visto que passa por mais processos.
Aplicações da bobina laminada a frio
Vale ressaltar que tanto a bobina laminada a frio quanto a quente possui composições químicas e mecânicas regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). Quanto ao acabamento e qualidade propriamente ditos, varia de empresa para empresa, por isso é tão importante contar com um fornecedor experiente. Já sobre o uso desse produto, ele é muito comum em objetos e segmentos utilizados no dia a dia, entre os destaques estão:
- Os eletrodomésticos, em especial os equipamentos considerados integrantes da famosa linha branca;
- A indústria automobilística também faz uso desse produto;
- A bobina laminada a frio pode ser encontrada em esquadrias;
- Além do mais, em diversos setores da construção civil esse item está presente.
Resistência e personalização
A bobina laminada a frio é um produto altamente requisitado pelas maiores empresas e multinacionais de todo o mundo. Sua resistência e qualidade são essenciais para a fabricação de diversos produtos. Mas além disso, esse item é solicitado em larga escala também devido a sua possibilidade de personalização. Ou seja, as medidas são confeccionadas de acordo com as necessidades e interesses informados pelo cliente. Porém, é muito importante contar com um fornecedor qualificado pra se obter um produto bom e assim oferecer algo de extrema qualidade para o consumidor.